Palavra da Presidente
Dezembro/2024 – A valorização do cliente!
VALORIZAÇÃO DO CLIENTE PRESENTE EM LOJAS DA REDE DA CONSTRUÇÃO
Nova tendência diz: o cliente, quando vai em busca de um produto, avalia como a loja se preparou para recebe-lo.
Caríssimos, durante o 2024, levei ao nosso empresário dicas de como organizar o metro quadrado de loja visando a escolha do cliente para marca e atendimento. Essa nova realidade já faz parte dos associados da Rede da Construção, valendo para as 68 lojas que atuam em Goiás, e sabemos que algumas já foram entregues esse ano e todas com excelência.
Os nossos canais de comunicação divulgaram cada reinauguração com o novo modelo de comunicação adotado pela Rede para a experiência de compra. Nesta edição, parabenizamos a loja Depósito do Fabinho, em Nerópolis, e a minha loja Casa Fácil, em Aparecida de Goiânia, dois destaques do mês de novembro que somam às entregues em outubro: loja Pacheco Rede da Construção e a Baratão Anhanguera. Deixo aqui meus parabéns a todos os envolvidos nesse projeto que atualiza posicionamento de mercado e valoriza nossas ações em vendas e atendimento.
Você lerá sobre novas regras do Ministério do Trabalho para a saúde e segurança do seu time, e ainda sobre o Projeto de Lei que está na Alego e que visa a criação de Política Estadual de Redução de Custos Logísticos para o Setor de Materiais de Construção. O objetivo é otimizar a cadeia de transporte, armazenamento e distribuição de materiais de construção. E mais, muito mais!
Desejo boa leitura, um Natal abençoado a todos e um 2025 excelente para o nosso segmento.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Novembro/2024 – Melhore a experiência do cliente dentro da sua empresa!
MELHORE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DENTRO DA SUA EMPRESA
Nesta edição temos dicas e ideias para melhorar a experiência do cliente dentro da sua empresa, contratação e pessoal com desconto de 60% , e muito mais!
Caríssimos, nosso jornal está em novo formato desde a edição de outubro, mantendo o propósito de levar informações de nosso interesse, porém, com textos mais dinâmicos tendo links para o nosso site para leituras mais completas. Disponibilizamos o acesso a apresentações de especialistas e ou convidados para temas que possam nos ajudar a fazer mais e melhor e com menos.
Nesta edição temos dicas da arquiteta Teresa Mesquita para layout de lojas, ideias para melhorar a experiência do cliente e alavancar vendas dentro da sua loja e ou empresa. Saiba mais sobre a parceria com a Reference Clinic para contratação avulsa de mão de obra com 60% de desconto.
Temos reinauguração de lojas, como a Pacheco Rede da Construção e a Baratão Anhanguera Rede da Construção, parabéns aos empresários, o novo modelo leva aconchego ao cliente e atendimento qualificado.
Confira os números da 3ª edição da Construtec, feira voltada à indústria da construção, e que já celebra a aceitação de marcas e do público para esse espaço de negócios.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Outubro/2024 – Nosso jornal Sindimaco Informa está em novo formato!
NOSSO JORNAL SINDIMACO INFORMA ESTÁ EM NOVO FORMATO
Nossa proposta de informar o empresário de materiais para a construção fecha 2024 com cara nova. Nosso boletim Sindimaco Informa continuará chegando em seu e-mail, ou em seu whatsApp, a diferença está em formato mais dinâmico para registros de ações, projetos com mais interação com o leitor, tudo selecionado durante o mês e semanas para te manter sempre bem informado.
Desde a criação do nosso 1º Sindimaco Informa, e lá se vão 02 anos e meio, o objetivo foi o de unir a nossa base e fortalecer nossas ações conjuntas. Para mim, é imprescindível que a nossa atuação continue também baseada na informação; segmento informado ganha em mesa de negociações e em posicionamento de mercado. Nossa voz empresarial já ocupa lugar de destaque e nossa meta tem avançado em reconhecimento, e vamos buscar mais.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Setembro/2024 – Melhore seu metro quadrado de loja para vendas!
MELHORE SEU METRO QUADRADO DE LOJA PARA VENDAS E OBSERVE O SEU DRE
Buscamos orientações de especialistas para que você possa observar se há falhas, ou onde pode melhorar.
Caríssimos, nosso Sindimaco Informa traz pautas de interesse para a nossa atuação empresarial. Buscamos orientações com a arquiteta Teresa Mesquita para a layoutização de lojas e o aproveitamento do metro quadrado para alavancar vendas. Muito bacana o conteúdo e com continuidade em outubro em nossa reunião mensal. Inclusive essa assessoria estará disponível dentro do programa Sebraetec, voltado àquele que se encaixa no Simples Nacional com aporte de 70% nos custos do projeto de layoutização. Oportunidade.
Temos também dicas para o DRE de lojas, como o gerenciamento financeiro pode ter um upgrade com observação para detalhes que podem passar sem o empresário perceber. Energia limpa e com economia em gastos também está disponível ao nosso lojista, via parceria com a empresa Bow-e, temos 25% de desconto nos primeiros três meses, deixamos o contato e mais informações no anúncio feito aqui, em nosso jornal.
Voltamos ao tema Reforma Tributária com a assessora jurídica da Fecomércio, a doutora Nádia Morais. Essa pauta é importante e precisamos de orientação para entender todo o processo para aplicação correta em novas leis.
A EXPOFECOMÉRCIO vem aí com a 2ª edição, o Sindimaco estará presente de 17 a 20 de outubro no Centro de Cultura e Convenções. Entendo que onde há relacionamento, negócios o segmento de materiais para a construção deve estar. Assim é possível criar pontes e reforçar a importância do varejo na economia goiana.
Espero que gostem do conteúdo e façam bom uso das informações. Boa leitura!
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Agosto/2024 – Contribuição assistencial/negocial vence em setembro!
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL/NEGOCIAL VENCE EM SETEMBRO
Fale com o seu contador para orientações sobre multas e juros após a data 30 de setembro.
Caríssimos, mês de setembro é o mês de pagamento da contribuição Assistencial/Negocial, o prazo final é 30 de setembro. A decisão da obrigatoriedade veio do Supremo Tribunal Federal valendo ao empregado e às empresas, sendo o lojista filiado ou não ao nosso Sindimaco. Em 2023 informamos a todos sobre essa decisão e durante o próximo mês enviaremos comunicados sobre a data final. Também para a comodidade do nosso empresário enviaremos o boleto via Correios.
É importante que todos saibam que o recurso voltado ao Sindimaco será transformado em benefícios que atendam o nosso segmento, seja na qualificação de time de vendas, contratação de pessoal e ou qualquer outro serviço que disponibilizamos para o sucesso da sua empresa. Nosso trabalho como sindicato é fortalecer o segmento.
Em nosso Sindimaco algumas ações voltadas ao nosso setor com a 1ª agenda de conversas sobre Reforma Tributária tendo como analista de ações a assessora jurídica da Fecomércio, Nádia Morais. A partir dela teremos encontros programados- todos em nossa reunião mensal e estão todos convidados-, para o entendimento desse processo para leis que demandarão muita atenção empresarial até 2032.
Outra pauta bacana do nosso jornal foi nossa agenda com a Adial- Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás- para a criação de uma Câmara Setorial do Comércio. Estamos na formatação do nosso documento final ao governo de Goiás no campo tributário; temas diretos do nosso setor.
Ainda em nosso jornal a entrega da loja Casa Forte- Rede da Construção, em Inhumas. Parabenizo o empresário Paulo Rogério pela proposta de atendimento e rentabilidade do negócio.
E ainda a capacitação para vendedores e gerência, curso SENAC para o nosso segmento. O escopo está pronto e em fase piloto para avaliações. Essa ação é iniciativa Sindimaco e foi avaliada como ótima oportunidade de curso inédito na grade de qualificação Senac, podendo atender demandas em todo o Brasil.
Esses são assuntos que selecionamos para você. Espero que goste porque o Sindimaco Informa é feito para você!
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Julho/2024 – Sindimaco não para e nossa atuação precisa de apoio!
O SINDIMACO NÃO PARA E NOSSA ATUAÇÃO PRECISA DE APOIO PARA AVANÇAR!
Caríssimos, acompanhamos de perto as ações para o segmento ter vantagens dentro da Reforma Tributária. Tanto de minha parte junto à Câmara Brasileira de Materiais para a Construção e da parte do nosso vice-presidente, Cláudio Pacheco, que também tem representação na ANAMACO, ambos os braços levaram e debateram a necessidade de inserção da Cesta Básica da Construção no texto final. Sabemos que o processo tem etapas e entre elas a do convencimento. A frente nacional que nos representa está atuante para fazer valer a necessidade do produto que atende legislação, programas de habitação e o crescimento do giro da economia. Em nosso Sindimaco Informa você lerá mais informações.
Esse momento importante serve como alerta: nosso segmento tem se fortalecido e pode fazer mais! No mês de junho a Ordem dos Advogados de Goiás tratou sobre a prevalência do negociado sobre o legislado, ou seja, a nossa união e conquistas dentro da nossa Convenção Coletiva de Trabalho tem voz, e sindicato forte faz mais e melhor. A atuação depende da participação de todos e da sustentabilidade da entidade.
Outro ponto importante é o processo do Difal que recentemente teve como decisão do Tribunal de Justiça de Goiás como cobrança inconstitucional. O SINDIMACO está com a ação para atender o lojista interessado em ter de volta o que foi pago, tendo como período inicial o ano de 2018. Em nosso informativo, um artigo do doutor Fernando Morais de Oliveira bem esclarecedor para adesão ao processo e obtenção de benefícios.
Aproveito para parabenizar os lojistas Joãozinho Alves e Angel Alves que entregaram a loja Depósito Tijolão totalmente reformulada em Quirinópolis, desejo muito mais sucesso em atendimento e vendas.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Junho/2024 – Nosso segmento segue forte!
NOSSO SEGMENTO SEGUE FORTE!
Agradeço aos diretores Sindimaco, lojistas e empresários de marcenaria e de ferragista que estiveram em nossa reunião demonstrando apoio ao Sindimaco. Juntos somos mais fortes!
Caríssimos, começo agradecendo aos diretores Régis Ribeiro e José Donizeti da Luz pelo empenho em levar mais empresários do nosso segmento para mais perto do Sindimaco. Um gesto que entendo como apoio à nossa gestão e de nossas pautas. Como venho dizendo, estamos fazendo muito, mas como sou exigente e insistente, podemos avançar mais e com todos envolvidos nas pautas, nosso caminhar fica fortalecido. Muito obrigada.
Nesta edição do Sindimaco Informa estamos com série de produtos e serviços que o Sindimaco oferece a todos os lojistas para atendimento com economia em gastos. O seu contador e o seu RH têm muito conteúdo a ser lido aqui. O leque de atenção ao empresário está com parcerias de empresas de prevenção à saúde, plano de saúde com valores abaixo do mercado, assistência jurídica e temos ainda as nossas ações junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás, firmadas em Convenções Coletivas de Trabalho. Ainda as vantagens de ser associado Sesc/Senac com direito a vários benefícios em educação, turismo, lazer e qualificação profissional.
Outro tema muito interessante é a proposta para um projeto de lei “Sua Casa Linda” que estamos trabalhando para chegar até a Assembleia Legislativa. A proposta está na Fecomércio, repassei à advogada e assessora jurídica da Federação, Nádia Morais para análise e já conversei sobre o tema com o deputado Virmondes Cruvinel, para que em Goiás tenhamos a mesma proposta que está na casa de leis do estado de São Paulo. Proposta da deputada estadual, Daniele Alonso (PL). A ideia é realizar moradia popular, com aporte do governo, seguindo práticas de habitação popular por meio de cooperativa. Uma alternativa eficiente que movimenta mercados e o sonho da casa própria pelo mesmo modelo do “Cheque-moradia”, já de grande sucesso no Pará. Lá, o governo utiliza o ICMS como incentivo ao comércio de materiais de construção.
Desejo boa leitura a todos. Esse informativo é feito exclusivamente para você.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Maio/2024 – O Sindimaco levará 06 pedidos ao governo!
PARA FACILITAR A VIDA DO EMPRESÁRIO O SINDIMACO LEVARÁ 06 PEDIDOS AO GOVERNO!
Nosso esforço em abrir diálogo com o governo de Goiás continua. Sabemos que, mesmo diante de dificuldades, levar a nossa a realidade é estar presente e contribuir com bons negócios para todos.
Caríssimos, nosso trabalho não para. No início desse ano tivemos aumento no percentual do ICMS que saltou de 17% para 19%, uma alteração que é mais significativa do que os 2% aplicados pelas novas regras da Reforma Tributária. Vocês já leram em nossa edição do Sindimaco Informa de abril, que o reajuste ao consumidor será maior, e que as contas vão apertar ainda mais a nossa atuação empresarial, com reflexos no consumidor final.
Estive com a secretária- adjunta da secretaria da Economia, Renata Noleto para a entrega de nosso ofício pedindo análise do ICMS, e posteriormente fomos recebidos pelo secretário-geral do governo, Adriano Rocha Lima. Na oportunidade pude apresentar o nosso cenário atual com a concorrência desleal com estados vizinhos, em especial o Distrito Federal, agravada desde o início de 2024 com o percentual do ICMS a 19%. Após essas agendas ficou acertado que um grupo de trabalho levará sugestões setoriais ao Governo, e a nossa proposta é apresentar novamente os seis pedidos levados em 2022 e que foram negados. Você lerá mais detalhes abaixo.
O que deixo a você, leitor, é que nossa atuação continua em prol de melhores condições para vendas, certo é que o Governo já entendeu que nosso segmento precisa de apoio para seguir gerando riquezas em uma participação de mercado mais justa e que a arrecadação deve permanecer em Goiás.
Nosso jornal traz ainda as ações envolvendo o Projeto de Lei 6005 com a participação em Brasília do nosso vice-presidente, Cláudio Pacheco, parcerias feitas pelo Sindimaco em soluções para saúde, medicina e segurança do trabalho, além do evento da construção Construtec que chegará em novembro com inovações tecnológicas para o nosso segmento.
Desejo boa leitura a todos. Esse informativo é feito exclusivamente para você.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Abril/2024 – ICMS a 17% é manter o giro do varejo sem prejuízos!
ICMS A 17% É MANTER O GIRO DO VAREJO SEM PREJUÍZOS E ESTAR ALINHADO COM OUTROS ESTADOS
O Sindimaco solicitou apoio da Fecomércio para apresentar ao governo de Goiás números que revelam um cenário nada promissor ao empresário, com efeito cascata para o consumidor, com base na Reforma Tributária.
Caríssimos, No final de 2023, o Estado de Goiás alterou de 17% para 19% a alíquota do ICMS aplicável. O aumento da alíquota veio com a justificativa de queda da arrecadação e seguiu um fundamento na reforma tributária que dava um novo mecanismo de partilha do produto arrecadado por meio do IBS (um novo imposto), proporcional a receita média do ICMS de cada ente federativo entre os anos de 2024 e 2028.
Como estamos acompanhando de perto todo o processo, elegemos, como argumento para a não mudança de percentual no imposto, o fato de que esse dispositivo da reforma foi excluído na redação final da reforma e com isso outros estados desistiram da elevação do ICMS, tais como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo que recuaram nas propostas e mantiveram a alíquota anterior, já os Estados da Região Centro-Oeste – Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) – mantiveram a alíquota de 17%. Vejam bem, o que inicialmente parecia ser um aumento de apenas 2,00% no ICMS contará no preço final ao consumidor um aumento de 16,15%.
Como podem ver, é necessário o diálogo junto ao governo de Goiás, e nós estamos incansáveis na busca por essa agenda para uma solução. Temos números relevantes e que estão aqui em nosso jornal Sindimaco Informa. Enquanto o Brasil experimenta um viés de redução da inflação e dos juros, aliado à aprovação da reforma tributária, o aumento do ICMS perdeu a justificativa inicial. E não vamos desistir.
Conto com todos vocês para que o nosso pedido seja aceito e com aprovação imediata. Com a nossa voz e o apoio da Fecomércio, tenho certeza da vitória.
Espero que gostem do nosso informativo que é feito exclusivamente para vocês!
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Março/2024 – Nossa força tem voz e ganha apoio da Fecomércio!
NOSSA FORÇA TEM VOZ E GANHA APOIO DA FECOMÉRCIO PARA DIÁLOGO COM O EXECUTIVO E LEGISLATIVO.
Caríssimos, nosso Sindimaco Informa está com assuntos bem interessantes, e com ações nossas que já surtem efeito. Na área tributária ganhamos apoio da Fecomércio para o ICMS. Sim, a Reforma Tributária fez estados aumentarem o imposto, mas alguns voltaram atrás como Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e São Paulo sinalizou que não avançará na proposta. Queremos abrir esse debate com Goiás. Quando falo da nossa união e da força dela, veja como tem valor.
Nas áreas de venda, relacionamento e tecnologia temas bacanas como qualificação para o time de lojas para o bom uso do whatsApp business.
A meu pedido, a mentora em Vendas Wanessa Fonsêca apresentou seis dicas para o nosso segmento, fundamentais para venda no online.
Temos também uma entrevista com o cientista Silvio Mendes, um professor qualificado e estudioso da Inteligência Artificial. Na entrevista um aviso: quem não se adaptar ao novo tempo passará por maus momentos. É ler e entender.
Outras boas notícias estão em nossa agenda de negócios com a 2ª Expo Fecomércio que acontece em outubro com expetativa de negócios em torno de 200 milhões. Você confere ainda as novidades da Expo Revestir, que aconteceu em São Paulo. Registrei por lá tendências interessantes para a nossa atuação e venda.
A leitura está ótima e se eu fosse você, começaria agora.
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Fevereiro/2024 – Ações jurídicas com retorno ao lojista!
AÇÕES JURÍDICAS COM RETORNO AO LOJISTA E INSTITUCIONAIS SOMAM RESULTADOS A TODOS!
Continuamos em 2024 a nossa atuação para que o segmento seja ouvido e tenha melhor cenário.
Caríssimos, nossas ações institucionais avançam para soluções ao empresário e em áreas diferentes. Nesta edição você lerá sobre mais uma vitória jurídica que veda a incidência de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre Lucro Líquido sobre correções por taxa SELIC, com direito a reaver recolhimentos pagos desde 2016.
O processo judicial Sindimaco/ Difal continua e o lojista que aderir ficará isento do tributo até abril e com restituição de valor pago desde 2018. A adesão é importante e nossos advogados estão à disposição para orientação.
Nosso serviço SINDITALENTOS já preencheu 30 vagas abertas em lojas e eu fico muito feliz de ver a busca do lojista por esse atendimento exclusivo e especializado.
Outro assunto em destaque é ter 10% de desconto na conta de energia elétrica todo mês e com zero gasto de investimento. Uma proposta que o Sindimaco aceitou fazer com a empresa Comerc- Igreen.
É chegada a hora do envio do e-Social, lojista e contadores, O SINDIMACO disponibiliza o serviço Benefício Social Familiar- BSF para que a sua empresa esteja em dia com normas do governo federal.
Em nosso Sindimaco Informa temos a homenagem a Casa Iracema, uma marca com 82 anos de exemplo empresarial e que é orgulho para nós goianos. Esses são alguns temas, desejo boa leitura a todos.
Esse informativo é feito para vocês!
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal!
Janeiro/2024 – 2024 começa com vitória jurídica Sindimaco!
2024 COMEÇA COM VITÓRIA JURÍDICA SINDIMACO E AVANÇOS NA RELAÇÃO COM O CLIENTE!
Caríssimos, o ano de 2024 começa com boas notícias para o nosso segmento avançar mais.
O nosso processo sobre o não pagamento do Difal com pedido de restituição valendo para o valor pago nos últimos cinco anos avança com adesões de lojistas, recebemos 200 solicitações em menos de um mês e queremos atender a todos. Já temos a primeira decisão favorável e quem aderir a ação coletiva, ficará livre do pagamento do Difal até abril.
Eu fiquei muito feliz com o emprenho dos nossos advogados, em especial ao doutor Fernando Morais que está à frente da ação.
Outra boa nova é a abertura do comércio em horários especiais a partir do dia 28 desse mês. Emenda parlamentar apresentada pelo vereador Welton Lemos, do Podemos, e que contou com nosso apoio para a aprovação. Goiânia entra para o roteiro de cidades modernas com a flexibilização, sendo um avanço para vendas e relacionamento.
Em nosso jornal a orientação da nossa consultora em economia, a economista e doutora Ana Luiza Mendes para o programa Autorregularização do governo estadual. Oportunidade para correção de possíveis falhas de envio do ICMS e com descontos para possíveis multas.
Temos a maravilhosa notícia dos 57 anos do grupo Irmãos Soares. Parabéns ao empresário e diretor do Sindimaco, Robson Soares pela trajetória e por empreender, desejamos mais sucesso ao grupo. Goiás só ganha. Desejo ótima leitura para que juntos possamos criar mais, atuar mais e sempre mais fortes!
Muito obrigada!!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Dezembro/2023 – União e presença do empresário no Sindimaco!
NOSSO CAMINHO PARA MAIS AVANÇOS EM AÇÕES É UM SÓ: UNIÃO E PRESENÇA DO EMPRESÁRIO NO SINDIMACO!
Caríssimos, o ano termina e o sentimento é o de balanço e de agradecimento por mais uma etapa da vida. Começo esse texto agradecendo a todos pela união, empenho e parceria, muito fizemos e vamos fazer mais. O Sindimaco, como a nossa força representativa, atuou bastante para buscar melhorias em relacionamento, vendas, capacitação e decisões coletivas.
Por falar em decisões coletivas, em novembro, na FIEG, o desembargador José Eugênio Cesário Rosa, do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás, foi claro em uma orientação às lideranças sindicais para a participação efetiva de associados, disse ele: “Venha para dentro dos sindicatos porque o que está sendo decidido dentro do sindicato, a justiça não vai mudar depois”. Essa frase me marcou muito porque estamos já com sete anos da Reforma Trabalhista e com as últimas mudanças, a Convenção Coletiva de Trabalho é o instrumento jurídico de maior força e o empresário tem que saber, participar, sugerir ao sindicato para uma atuação coletiva bacana e sem prejuízos. A lei é clara: o que ficar decidido ficará decidido e sem recursos jurídicos.
Um exemplo de decisão favorável a nós dentro da CCT foi a negociação para a abertura de lojas na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, como mudança de data de feriado do Dia do Comerciário. Hoje já sabemos que foi uma conquista muito bacana, pois a segunda de Carnaval é o melhor dia do ano para a venda de materiais para a construção. Atuação do Sindimaco tornou isso possível.
Na frente política agimos para uma aproximação mais estreita com vereadores e deputados, ação que abriu o diálogo e também para sermos lembrados como força empresarial. Hoje o nome Sindimaco circula e isso é maravilhoso para nós do segmento. Quem não é visto não é lembrado.
Entre outras ações de relevância temos também o serviço Sinditalentos do Sindimaco. Como já divulgamos, o Sinditalentos é o seu serviço, com valor menor no mercado, para seleção de pessoas. A seleção é feita por profissionais para captação, orientação e acompanhamento do candidato até a efetivação na vaga. Uma oportunidade que o empresário tem para se ver livre do estresse quando o assunto é ter um time em lojas.
Na área de saúde buscamos a parceria do HapVida para atendimento ao empresário e a todo o time de vendas. Plano sem carência e valor 40% abaixo do mercado. Eu posso afirmar que estou com o plano de saúde para o meu time e economizando muito.
Esses são alguns pontos do nosso balanço, porém só alguns que o Sindimaco vem desenvolvendo para atender você, lojista. Queremos sempre levar demandas e trazer soluções. Encerro desejando um Natal com muita alegria e um 2024 com mais participação do lojista e cheio de prosperidade. Juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Novembro/2023 – Ser parte do Sindimaco agora é uma necessidade e não só uma decisão!
SER PARTE DO SINDIMACO AGORA É UMA NECESSIDADE E NÃO SÓ UMA DECISÃO
Juristas renomados têm alertado para a necessidade de o empresário estar dentro do Sindimaco para fortalecer decisões em pautas coletivas. Decisão tomada impacta a todos e não há como reverter.
Caríssimos, nosso newsletter traz esse caminho de decisões coletivas. Estamos sempre apresentando o que a categoria precisa para uma melhor atuação. Por isso que reforço a participação dentro do sindicato e sendo associado para participação com ganhos.
Nessa edição você vai ler sobre nossa ação jurídica elaborada a nosso pedido pela advogada Josie Marçal. Uma análise baseada em argumentos que podem ser adotados pelo governo estadual nas questões tributárias. Estamos atuando junto ao legislativo e o executivo para a permissão de exposição de produtos em calçadas; um problema que enfrentamos e que pode ter um caminho dentro do código de posturas de Goiânia. Recebemos o secretário municipal de Habitação para estreitar essa possibilidade e estamos animados.
Em breve teremos também um aplicativo que vai padronizar a fiscalização do corpo de bombeiros em lojas. A padronização é ação da Fecomércio para uma cartilha única sobre o que é exigido pela corporação para a segurança dentro de um estabelecimento. Todos os bombeiros terão a mesma leitura sobre procedimentos. Avanços!
Ainda em nossa edição o balanço da Construtec com a movimentação financeira em negócios, a movimentação em nosso estande e a presença da Unitintas em um espaço maravilhoso para a agenda de apresentação de produtos e palestras para profissionais do setor da construção.
Registramos também a nossa presença sindical na presidência da Fecomércio, um convite do presidente Marcelo Baiocchi que muito me honrou por ser a primeira mulher a ocupar o cargo em 75 anos de história da Federação. Desejo boa leitura e novamente reforço o convite a você, lojista, que ainda não é associado ao Sindimaco: venha ser parte porque estamos em um momento que a força sindical é importante para nossa atuação.
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Outubro/2023 – Assumo a presidência da fecomércio a primeira mulher a ocupar o cargo!
ASSUMO A PRESIDÊNCIA DA FECOMÉRCIO A PRIMEIRA MULHER A OCUPAR O CARGO, LEVO A NOSSA FORÇA POLÍTICA COM DESTAQUE AO SINDIMACO
Caríssimos, hoje quero compartilhar com vocês a minha imensa alegria de estar à frente da Fecomércio por 11 dias. O convite feito pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi é de uma grandeza enorme e abre oportunidades de relacionamento para o nosso segmento com muita força política. Preciso ressaltar que sou a primeira mulher a assumir o cargo de presidente na Fecomércio Goiás, entro para a história com essa decisão importante do presidente Marcelo Baiocchi, que sempre surpreende com decisões inovadoras e liderança arrojada. Agradeço a oportunidade única e cheia de significado.
Importante momento para a nossa categoria que poderá levar pautas de interesse e com maior proximidade com setores que planejam e legislam sobre temas do segmento do varejo. Convido a todos para serem parte dessa oportunidade, tragam sugestões ou pedidos para apresentação e início de diálogo, esse é o momento de mostrarmos que juntos somos mais fortes e que o comércio de materiais para a construção está cada vez mais ativo e tendo voz para criar ou sugerir soluções em vendas e com ganhos para todos.
Estarei como presidente em exercício do dia 30 ao dia 10 de novembro, venha ser parte, vamos pensar juntos para mudanças em nosso cenário que possam ser aplicáveis e com vantagens para a economia goiana, ou traga qualquer outro tema que precise de ação governamental ou de relacionamento para avançarmos mais. Conto com vocês!
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Setembro/2023 – Nosso compromisso é levar informação, orientação e oportunidades com soluções ao lojista
NOSSO COMPROMISSO É LEVAR INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO E OPORTUNIDADES COM SOLUÇÕES AO LOJISTA
Caríssimos, estamos com assuntos relevantes em nosso newsletter de setembro. Atualização e orientação sobre mudanças na economia, com o projeto que cria teto pra juros rotativos no cartão de crédito, uma proposta que mexe em nossas vendas, e ainda sobre o tema, publicamos um artigo do jornal Gazeta do Povo, com o título “Fim do parcelado sem juros? Como a “guerra” entre bancos e maquininhas ameaça o consumidor “; o autor cita situação entre bancos e as maquininhas e como isso pode colocar o consumidor e nós empresários em uma posição complicada.
Vocês lerão artigo da nossa assessoria jurídica, com explicações sobre a decisão do STF que autoriza sindicatos para a cobrança da contribuição Assistencial, inclusive dos não sindicalizados.
Boas notícias também estão em nosso informativo, como o serviço Sinditalentos do Sindimaco, criado para evitar estresse do lojista no preenchimento de vagas. Já estamos atendendo o empresário com seleção de talentos com todas as vantagens que o serviço traz. É o Sindimaco trabalhando pelo lojista!
Quer vender mais e melhor? Temos a palestra 4.0 em vendas para você! O Sindimaco via parceria com o projeto “Comércio Forte” do Sebrae, traz a palestra “Vendas e atendimento 4.0”, de Emerson Tokarski. Enviamos a todos o link de inscrição.
Uma palestra sem custo ao lojista e ao seu time da loja, e que promete revolucionar o faturamento de nossas lojas. Temos ainda informações sobre o salão de negócios da ExpoFecomércio que acontece em outubro, feira que foi pensada para atender o nosso segmento nas boas relações de negócios.
Nosso compromisso com o lojista é sempre esse, levar informações sobre mercado, atualização sobre ações e promover relacionamento para que o nosso comércio continue unido e cada vez mais forte. Desejo boa leitura a todos.
Agosto/2023 – A modernização de nossas lojas é estímulo às vendas
A MODERNIZAÇÃO DE NOSSAS LOJAS É ESTÍMULO ÀS VENDAS
Firmamos parceria com o Sebrae para a modernização e organização de nossas lojas, via projeto Sebraetec. Uma ação que pode alavancar as nossas vendas e tornar nossas empresas referência em arquitetura comercial para todo o Brasil.
Caríssimos, hoje quero falar com vocês sobre percepção de negócios pela experiência do cliente. Lidamos diariamente com a concorrência em vendas, tributos desiguais e para superar e avançar precisamos ser criativos em tudo, principalmente na fidelização com a nossa marca. Como fazer? Melhorando nossos espaços oferecendo ao cliente uma experiência agradável na loja.
O Sebrae tem um projeto muito interessante para o nosso segmento: o Sebraetec. A proposta conta com o apoio do Sindimaco e da Fecomércio para juntos termos um desing perfeito. A ideia é levar projetos de layout interno e arquitetura comercial mais chamativos para a venda.
Fiz uma solicitação ao Sebrae e com o apoio da Fecomércio, solicitei que o projeto fosse disponibilizado ao lojista e com subsídio, e assim foi feito. Conquistamos subsídio de 70%, ou seja, do valor de R$ 30 mil do projeto, R$ 21 mil serão pagos pelo SebraeTec Uma conquista nossa!
Vamos remodelar nossas lojas?
Pode ir pensando aí!
O que você deseja melhorar no desing e layout da sua loja, estamos juntos nessa empreitada. Nossas lojas maravilhosamente Lindas. Boa leitura!
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Julho/2023 – Frente varejista vai levar nossos pedidos para um melhor ambiente de negócios!
Frente varejista vai levar nossos pedidos para um melhor ambiente de negócios
Em reunião na CNC, em Brasília, ficou definida a criação de uma frente varejista para que nossos pedidos sejam analisados e validados para estados que ainda não contam com incentivos e melhorias em vendas.
Caríssimos, nosso segmento tem avançado em pautas de nosso interesse e acredito que logo teremos resultados na prática. Estive em Brasília no dia 30 de junho para uma reunião da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), comandada pelo presidente da Câmara Brasileira de Materiais para Construção- CBMC, José Wenceslau de Souza Júnior.
A reunião contou com representantes de outros estados do Brasil para a avaliação de temas sugeridos por lideranças de federações como norteadores de uma pauta única, entre elas a qualificação de nosso time de vendas pelo SENAC, revisão do cartão Construcard com melhores taxas, prazos e menos burocracia, isenção da Cesta Básica de Materiais para a Construção para outros estados e uma linha de crédito para fomentar ainda mais o setor. Pedidos que serão levados por lideranças do segmento, visando uma ação nacional.
Mais uma vez senti que nossa categoria está cada vez mais forte e com representação parlamentar para nos apoiar. Somamos 204 deputados federais e 14 senadores; comando importante para seguir com nossos pedidos.
Os detalhes desse encontro e outras ações importantes estão aqui, em nosso Sindimaco Informa, para que todos fiquem a par.
Volto a dizer que juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Junho/2023 – Sindimaco abre agenda de encontros com o Legislativo Goiano!
SINDIMACO ABRE AGENDA DE ENCONTROS COM O LEGISLATIVO GOIANO!
Iniciamos nosso diálogo com vereadores e deputados para que nossa pauta de negócios seja aprovada e apoiada pelo governo do estado.
Caríssimos, Iniciamos em 13 de junho a agenda de almoços com a diretoria colegiada do Sindimaco e foi muito bacana contar com o apoio de lojistas que estiveram na Fecomércio e os que puderam acompanhar nossas pautas via plataforma Zoom. Esse projeto de reunião híbrida em almoços oferecidos pelo sindicato conta com o apoio da Federação, e eu realmente fiquei muito feliz com isso porque, realmente, o nosso lema é para valer: “Juntos somos mais fortes!”
A agenda contou com presenças de parlamentares goianos para que nosso segmento possa avançar em questões de nosso interesse. Neste informativo estarão as pautas apresentadas a eles e também outros projetos importantes.
Adianto aqui que o vereador Welton Lemos (Podemos) e o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil) ouviram atentamente sobre os pedidos que encaminhamos à Assembleia Legislativa, numa abertura de diálogo com o legislativo. Virmondes se colocou à nossa disposição.
Desejo boa leitura a todos e que a gente continue esse trabalho juntos porque precisamos ter respostas do governo estadual para questões tributárias, entre outras que facilitem as nossas ações em vendas, lucros e movimentem a economia.
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Maio/2023 – Sindimaco quer cesta básica da construção de volta à mesa de discussão!
Sindimaco quer cesta básica da construção de volta à mesa de discussão!
A proposta do Sindimaco está na CCJ- Comissão de Constituição e Justiça da Alego, e queremos reiniciar o diálogo com os novos parlamentares.
Caríssimo, a busca por um cenário melhor de negócios continua. O ano de 2022 foi o de diálogo direto com o poder público, para análise e solução aos nossos pedidos. Na Assembleia Legislativa apenas a mudança de data da cobrança do ICMS foi aprovada. Vitória nossa! Temos mais nove pedidos para reapresentar.
Queremos a mesma política tributária praticada por estados vizinhos. Para ganharmos força, precisamos de apoio e você é fundamental nisso. Você tem um parlamentar que pode nos ouvir? Iremos até ele com o seu nome junto.
Entre as pautas a inserção da cesta básica da construção em Goiás, com aplicação de uma carga tributária compatível. Em Cuiabá, o pleito é a criação da cesta básica com 3% de imposto. Em Brasília é 0% e amparado por lei, via decreto de número 44. 108 de janeiro de 2023. Para nós em Goiás queremos o mesmo, queremos 0%.
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Março/2023 -Sindimaco quer soluções para ambiente de negócios, e precisa de você!
SINDIMACO QUER SOLUÇÕES PARA AMBIENTE DE NEGÓCIOS, E PRECISA DE VOCÊ!
Caríssimo, estamos buscando agenda com o governado Ronaldo Caiado para tratarmos sobre a a lista de pedidos SINDIMACO e que esteve na Assembleia Legislativa em 2022 para análise. Dos pedidos apresentados, apenas a mudança da data do ICMS para todo dia 10 de cada mês foi conquistada. Queremos mais, principalmente em questões tributárias.
Carga tributária:
A diferença tributária entre estados próximos ao nosso Goiás é desumana, basta citar o praticado no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, que têm uma política tributária diferenciada para a venda de materiais para a construção.
Os incentivos são tão bons que alguns desses estados estão vendendo aqui no nosso estado, aumentando mais ainda a concorrência pelos nossos clientes e tornando isso uma concorrência desleal.
Nossos pedidos:
Alíquota de 12% para produtos de siderurgia; volta da Substituição Tributária; Cesta Básica de materiais para construção; fim do prazo de devolução de venda; retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; exclusão da fórmula de cálculo do inciso III do art. 65 do RCTE;
retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; crédito outorgado ao setor varejista; introdução do regime especial com encerramento de fase e convênios ICMS.
A nossa força é a sua força:
Em 2022 o nosso faturamento ficou na casa dos R$ 10.358.050.314,25.Somos mais de oito mil lojistas em 237 municípios goianos.
Seja um associado SINDIMACO e esteja com a gente nesta busca por melhores condições de negócios. Queremos que você venha com a gente. Posso contar com você?
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes- presidente Sindimaco
Fevereiro/2023 – Caríssimo, hoje minha fala com você é sobre união, sobre a força que reunimos juntos e que nos ajudará a conquistar uma concorrência de mercado mais justa e possível a todos.
Sindimaco quer soluções para ambiente de negócios, e precisa de você!
Caríssimo, hoje minha fala com você é sobre união, sobre a força que reunimos juntos e que nos ajudará a conquistar uma concorrência de mercado mais justa e possível a todos. Estamos buscando agenda com o governado Ronaldo Caiado para tratarmos, novamente, sobre a nossa lista de pedidos, nove no total, e que esteve na Assembleia Legislativa em 2022 para análise. Dos pedidos apresentados, apenas a mudança da data do ICMS para todo dia 10 de cada mês foi conquistada, os outros pedidos negados, incluindo a volta da Substituição Tributária (ST) para um ambiente de negócios de mais possibilidades ao nosso segmento. Não é de hoje que o SINDIMACO vem falando com lideranças públicas e políticas sobre a carga tributária que carregamos e com a comprovação real da vulnerabilidade que o nosso setor passa.
A diferença tributária entre estados próximos ao nosso Goiás é desumana, e não é preciso ir muito longe para comprovar isso, basta citar o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, nossos vizinhos que têm uma política tributária diferenciada para a venda de materiais para a construção. Os incentivos são tão bons que alguns desses estados estão vendendo aqui no nosso estado, aumentando mais ainda a concorrência pelos nossos clientes e tornando isso uma concorrênciadesleal. Diante disso, caríssimos e caríssimas, precisamos agir. Agir em conjunto.
Precisamos apresentar ao governo esse cenário, com todas as perdas que o comércio varejista de materiais para a construção registra. Aumento no preço de venda; Redução da capacidade de investimento; Aumento da informalidade; Elevação da inadimplência do ICMS com o Estado; Concorrência desleal; Dificuldade em fiscalizar; Aumento de empresas no Simples Nacional; Complicação na apuraçãodo ICMS. Precisamos também apresentar a nossa força econômica.
Em 2022 o nosso faturamento ficouna casa dos R$ 10.358.050.314,25. Somos mais de oito mil lojistas em 237 municípios goianos, temos nosso nome projetado no PIB e podemos negociar melhores condições para o nosso segmento varejista. Entendemos também que a nossa lista é aplicável,relembrem os pedidos: alíquota de 12% para produtos de siderurgia; volta da Substituição Tributária; Cesta Básica de materiais para construção;fim do prazo de devolução de venda; retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; exclusão da fórmula de cálculo do inciso III do art. 65 do RCTE; retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; crédito outorgado ao setor varejista; introdução do regime especial com encerramento de fase e convênios ICMS. Como conseguir espaço para sermos ouvidos? Nos unindo com o SINDIMACO, a entidade que representa o nosso segmento.
Não é associado? Associe-se, esteja com a gente nessa busca por melhores condiçõesdenegócios. A nossa dor existe e precisamos soltar a nossa voz, levar nossos pedidos e argumentação que sustentem um cenário mais interessante para todos: governo, empresário e consumidor final. As negativas que recebemos não trazem um fundamento que nos convenceu.
Por isso a nossa insistência. A nossa experiência de loja, de balcão, de chão de loja tem muito a dizer
ao governo do estado e queremos que você venha com a gente. Posso contar com você?
Muito obrigada, juntos somos
mais fortes!
Irma Fernandes
Presidente do Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Janeiro/2023 – Fortalecer sindicatos como entidade representativa, contribui para sermos protagonistas.
A proposta de uma agenda nacional e regional vem da CNC, Fecomércio e do Sindimaco para ampliar a nossa atuação em ambientes de gestão pública.
Fortalecer sindicatos como entidade representativa, contribui para sermos protagonistas. Caríssimos, hoje inicio esse artigo com um relato de uma empresária do nosso segmento sobre as dificuldades que tem enfrentado para estar no mercado. Texto que chegou até mim por e-mail: “Bom dia, sou uma pequena empresária que atua no ramo há 34 anos, neste período tentamos nos adaptar a muitas mudanças em relação a impostos e as convenções coletivas de trabalho, à medida que são cobrados de nós pequenos empresários tanta burocracia, tantos programas dentro dessa coletiva de trabalho, vejo vários amigos fecharem as portas, desistirem de continuar (…)”
Sabemos que a nossa luta exige muita ação, contabilidade, planejamento, atenção ao cliente, e tudo que envolve o processo de vendas no varejo, mas entendo que podemos fazer mais e melhor quando estamos juntos em uma mesma causa ou meta de trabalho. A proposta da agenda de negócios da CNC para o nacional e o regional, é incentivadora. A ideia é unir forças (CNC- FecomércioSindimaco) para antecipar
problemas em nosso ambiente de negócios e buscar soluções no campo político. Sim,
fazer política para sermos ouvidos e atendidos.
Desde que assumi o Sindimaco, todos sabem que venho tratando o tema: “fortalecimento sindical”, por entender a necessidade da nossa união em uma voz oficial, a do sindicato, para que propostas à mesa melhorem nossas vendas e facilitem o nosso dia a dia. Estamos como a caríssima colega que trouxe o desabafo, cansados de tributos e das diferenças de mercado que temos com outros Estados. Além de todo o nosso esforço e criatividade para fechar planilhas.
Os pilares definidos pela CNC para as pautas nacional e regional, passam pela Tributação; Ambiente de Negócios; Infraestrutura; Regulação; Educação, Bemestar e Comércio de bens e Serviços, entre outros. Participei de reuniões e fiquei bem animada com a ideia de unir CNC, Fecomércio e Sindicatos nessas ações que nos levarão para o: “Prevenir é melhor do que remediar”.
Esse artigo é para apresentar a vocês a ideia, a movimentação nacional emnome de um modelo melhor
para nossos negócios- antecipar e solucionar- e lembrar que ter um sindicato que defenda seus interesses, resolva suas dúvidas, levante os problemas para a busca de soluções, é, sim, sua referência de categoria representada em mesa de discussão. Estamos fazendo política de relacionamento, aproximando o segmento da gestão pública, legisladores para os avanços que precisamos. Pensem comigo: quando há um problema em sua loja, seja ele no financeiro com tantos tributos em nossas costas, jurídico, comercial, patronal, quem sua equipe pensa fazer contato para ter orientações para soluções de demandas do coletivo? Sim, o sindicato que te representa, ou seja, nós do SINDIMACO.
Você já é associado? Que bacana! Você, que ainda não está com essa turma boa, empreendedora, que faz acontecer, venha ser um associado. Juntos, somos mais fortes e com essa proposta da CNC/ Fecomércio/ Sindimaco faremos mais , melhor e mais rápido!
Irma Fernandes
Presidente do SINDIMACO- Goiás
Leia mais matérias em nosso jornal
Agosto/2022 – Hoje quero falar sobre o como a vida é boa, uma dádiva de Deus.
Quando você faz o bem e tem esse entendimento, tudo ao seu lado ganha brilho, alegria e você passa a ser mais ativo.
Não podemos deixar a vida seguir no automático. Achar natural o acordar, é deixar de perceber tudo o que Deus tem colocado à sua disposição para que você contribua com a vida. Veja o quanto é importante você ser bacana na vida do outro. Seja feliz sempre.
Hoje quero falar sobre o como a vida é boa, uma dádiva de Deus. Dia 12 de agosto foi o meu aniversário e ganhar mais um ano de vida é motivo de muita festa. Agradeço sempre por ter saúde, ter comigo a minha família e nela a minha mãe, meus 4 filhos e meus oito netos. E os amigos que não são muitos, mas são joias da minha vida. Agradeço também meus colegas de trabalho, pessoas que faço questão de ajudar e de estar sempre atenta para também cuidar.
Quem me conhece sabe que eu entendo a vida como um eterno aprendizado, amo aprender, amor ler, estudar e amo pessoas, vejo no mundo a oportunidade de construir um dia melhor a cada dia que me levanto. Os mais próximos sempre me ouvem dizer que mesmo que o dia tenha sido ruim, péssimo, a gente tem a chance de dormir, agradecer e acordar com a chance de ser feliz e fazer melhor. Pensem comigo, o ontem já se foi, o hoje é o presente e o amanhã não sabemos como será, então, aproveitem e façam o aqui e o agora ser o melhor da sua vida.
Não podemos deixar a vida seguir no automático. Achar natural o acordar, é deixar de perceber tudo o que Deus tem colocado à sua disposição para que você contribua com a vida. Veja o quanto é importante você ser bacana na vida do outro, ter a sua participação, diária, em todos os momentos, principalmente nos que você estiver com alguém, ou mesmo para com você. Seja feliz sempre.
Seja feliz sempre, faça pessoas felizes com uma palavra, um sorriso, com o seu trabalho na geração de riquezas pessoais e materiais. Nada pode ser tão gratificante que isso, nada. Quando você faz o bem e tem esse entendimento, tudo ao seu lado ganha brilho, alegria e você passa a ser mais ativo, tem mais forças para continuar e agradecer. Eu agradeço todos os dias e vivo diariamente o presente. A vida, para mim, é um presente.
Muito obrigada.
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Julho/2022 – Vendas no mercado de materiais para construção está muito além de receber o cliente e emitir notas
Um time precisa funcionar como consultores sobre a empresa e otimizadores de mercado.
Hoje quero falar com vocês sobre um desejo meu e que já verbalizei a todos, que é a qualificação de nossas equipes de vendas com o objetivo de melhorar desempenho e resultados. A minha trajetória como empresária sempre pontuou pelo conhecimento, sou realmente apaixonada por informações e a melhoria contínua da pessoa e do profissional. Não podemos parar nunca! Dito isso, trago a vocês o lançamento do nosso curso e treinamento Vendedor Ouro Brasil 18k, aos profissionais de vendas. Um time precisa funcionar como consultores sobre a empresa e otimizadores de mercado e isso se dá pelo treinamento constante, ambiente propício para o crescimento e metas claras, entre outros fatores. Todo esse escopo está em nosso plano de ação para empresas para a obtenção de desempenho.
Fazer vendas no mercado de materiais para construção está muito além de simplesmente receber o cliente e emitir notas. Um vendedor bem sucedido no ramo, é aquele que desenvolve as competências necessárias que o tornarão acima da média, elevando o ticket médio e gerando riquezas.
Todos os vendedores que passam por uma das minhas lojas, se tornam profissionais extremamente disputados pelo mercado. E eu afirmo a vocês que essa meta é constante, não pode estagnar.
Dentro dos treinamentos, nós ensinamos fundamentos que superam as simples transações, é o depertar das competências do profissional de vendas necessárias para se tornar uma máquina de bater metas.
No dia 9 de agosto estaremos com uma aula gratuita para vendedores e esse é meu convite a todos vocês. Nessa edição, vocês verão um QR-Code que dá acesso ao link de inscrição. A aula será ao vivo e on-line, uma oportunidade para todos conhecerem o conteúdo. Esperamos a presença de todos, porque juntos somos mais fortes!
Muito obrigada!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Junho/2022 – Lei Geral de Proteção de Dados e impactos para o pequeno e médio empresário.
Leia com atenção sobre decisões que já estão em vigor.
Recentemente participamos de um encontro virtual promovido pela Câmara Brasileira de Materiais para Construção- CBMC- para tratar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados de número 13.709, de 14 de agosto de 2018 e que está em vigor desde 2020.
A iniciativa foi para esclarecer dúvidas e, posso afirmar, isso foi feito e acalmou boa parte dos pequenos e médios empresários sobre implantação e prazo para adaptação e ações fiscalizatórias com mais severidade aos que errarem no cumprimento das novas regras. Alerto que se faz necessário o conhecimento profundo das regras para que estejamos alinhados e dentro do já exigido.
Presente a essa reunião estava o advogado da CNC e especialista em Direito Administrativo, o doutor Cácito Augusto Esteves, que foi fundamental para esses esclarecimentos.
Como todos sabem, a LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive em meios digitais, de qualquer pessoa física ou jurídica proibindo que as empresas usem dados de terceiros, cito fornecedores, clientes e funcionários, sem que tenham consentimento para isso. A LGPD prevê também que o titular de dados tem direito à correção de dados incompletos, inexatos e desatualizados e até a remoção imediata dos seus dados da base da empresa. Até aí tudo bem porque temos uma rotina que prima pela boa relação de consumo e, assim, continuaremos. A nossa dúvida maior era para o foco dessa lei: Somos nós?
O doutor Cácito Augusto Esteves entende que não e, como especialista, garante que, em se tratando de pequenos e médios empresários, a aplicação da LGPD não é para a nossa categoria uma ação de emergência, a aplicação dela está mais voltada às grandes empresas. Ele citou bancos, o próprio Serasa, empresas de comunicação como jornais e telejornais, Tvs a Cabo, porque essas reúnem um vasto cadastro de cliente com informações que entram no entendimento da Lei.
Outro ponto favorável é que mesmo antes dessa nova regulamentação, os dados de pessoa física não tinham autorização para o repasse e não devem ser usados para outros fins e que nós, médio e pequeno empresário, devemos continuar com o nosso padrão de relacionamento que segue o determinado para relações com a pessoa física. Disse ele: “O empresário que adota providências e precauções quanto aos dados já se resguarda para vazamento de informações da pessoa física. O Vazamento por outros meios como uma invasão de um hacker, não é de responsabilidade dele e não cabe penalidades”. Lojistas, será um caminho longo até a validação da nova regulamentação, mas o que é válido nesse artigo é a informação correta e a boa orientação. Lembrando que o órgão criado para ser o gestor e fiscalizador de ações, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ainda está sendo estruturado e não tem capilaridade para realizar esse trabalho em Estados e municípios.
Na oportunidade também fomos informados que o Serviço Nacional de Aprendizagem- Senac- disponibilizará um curso sobre o tema.
Espero que todas as informações reunidas aqui ofereçam boa reflexão e orientação. Boa leitura!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Maio/2022 – SINDIMACO lança seleção com orientação a vagas de trabalho: SINDITALENTOS
A proposta é ter um braço operacional do segmento para a seleção de pessoal e com ganhos às lojas.
Quem entre nós, lojistas, deseja ser atendido com mais assertividade para seleção e recrutamento de pessoal para funções em nossas lojas? Penso que todos nós. A partir dessa premissa, o SINDIMACO criou, em fevereiro, o SINDITALENTOS. A proposta é ter um braço operacional do segmento para a seleção de pessoal e com ganhos às lojas. Realiza, como missão, além do recrutamento, a orientação de candidatos com filtro para o perfil que se encaixa em nosso segmento.
A seleção é feita para atender a necessidade de cada lojista, seja para vendedor, estoquista, colaborador de caixa, pessoal de telemarketing, gerências financeira e de loja e até para a execução de layout de nossas lojas com organização de mercadorias. Com o SINDITALENTOS é feita uma orientação global para os deveres e direitos do colaborador com explanações de como funciona o setor varejista. É um trabalho comportamental para a boa adequação do novo colaborador. Veja mais aqui em nosso site.
Nossas ações propositivas não param por aí. Queremos também o treinamento. Para isso, firmamos parceria com a plataforma Brasil 18k que nos dará apoio como prestadora de serviços na área de capacitação para desempenho e resultados e com certificação emitida pelo SENAC. Estamos trabalhando para esse certificado ser um referencial.
A plataforma vai disponibilizar treinamento ao profissional da área de vendas e também benefícios aplicados aos produtos. O colaborador, quando for para a sua loja, já terá o protocolo de atendimento junto ao cliente e também noções sobre o que o setor de material para construção oferta. O objetivo é levar conhecimento para mais propriedade no vender e, com isso, elevar vendas. Ele estará mais capacitado e seguro para desempenhar a função definida e alinhado a outros processos que completam o organograma. Será como modelar o perfil e com orientação para a média salarial.
Já iniciamos o projeto com as lojas Cristal Fácil, Baratão da Construção e Emecê Materiais para Construção. O trabalho não parou, já seguimos com outras lojas interessadas na proposta.
Por isso tudo, decidi fazer esse comunicado aqui em nosso site. O entendimento é fundamental para a realização de ações com o seu apoio. Conto com vocês e podem contar sempre com o nosso SINDIMACO. Juntos, somos mais fortes!
Irma Fernandes
Presidente
Leia mais matérias em nosso jornal
Abril/2022 – Sindimaco em ação com propostas junto ao governo de Goiás
Estamos trabalhando por uma tributação mais justa, protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás.
Nós da diretoria Executiva do Sindimaco tomamos posse no último dia 15 de março para o período de março de 2022 a março de 2026. No meu discurso eu reforcei que “uma andorinha sozinha não faz verão” porque a verdade é que quando estamos juntos nos colocamos em posição de destaque. Temos força e conquistamos mais.
Você verá que estamos trabalhando por uma tributação mais justa, protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo da ação está voltado para a conquista de mais competitividade ao nosso redor.
Além disso, em breve, começaremos as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 e nós- SINDIMACO- representamos o único sindicato do segmento a defender os nossos direitos.
O mês de março traz data significativa à mulher, e por isso, me sinto orgulhosa de poder representar os mais de 6 mil estabelecimentos do nosso Estado. Parabéns a todas as mulheres que estão produzindo, sendo pilares, para que a engrenagem do trabalho, família nunca pare.
Muito obrigada
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Março/2022- Agradeço a todos da nova diretoria colegiada quadriênio 2022/2026
Quando você acredita, quando seu colega acredita, quando todos nós acreditamos e empreendemos nossa própria construção, uma categoria inteira ganha.
Eu quero começar agradecendo a você que está lendo este artigo que estará em nosso jornal produzido para todos que trabalham no setor de Comércio de Materiais para Construção, e que fazem a economia crescer e sonhos se tornarem realidade.
Importante pontuar que a sua opinião sobre o jornal SINDIMACO Informa é importante para nós do sindicato. Nós queremos manter o canal aberto com você e saber quais os assuntos que gostaríamos que abordássemos. O jornal está publicado aqui, em nosso site, para a leitura de todos.
Aproveito este momento para agradecer também o voto de vocês que acreditam em nosso sindicato e de forma especial no meu trabalho, enquanto presidente.
Nós da Diretoria Executiva do SINDIMACO tomamos posse no último dia 15 de março para o período de março de 2022 a março de 2026. Durante a posse eu reafirmei que quando você acredita, quando seu colega acredita, quando todos nós acreditamos e empreendemos nossa própria construção, uma categoria inteira ganha. No meu discurso eu reforcei que “uma andorinha sozinha não faz verão” porque a verdade é que quando estamos juntos nos colocamos em posição de destaque. Temos força e conquistamos mais.
Você verá também aqui no site, que estamos trabalhando por uma tributação mais justa. Protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo da ação está voltado para a conquista de mais competitividade ao nosso setor.
Além disso, em breve, começaremos as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 e nós- SINDIMACO- representamos o único sindicato do segmento a defender os nossos direitos.
O mês de março, traz data significativa à mulher, e por isso, me sinto orgulhosa de poder representar os mais de seis mil estabelecimentos do nosso Estado.
Enfrentamos juntos o cenário pandêmico, começamos agora a visualizar novas perspectivas. Sentimos por aqueles que se foram, confiamos na ciência que nos trouxe esperança e agora é hora de retomarmos sem medo. 2022 é o ano da construção. O ano de edificarmos novas conquistas e estamos em um crescente para fazer mais e melhor.
Irma Fernandes
Presidente do SINDIMACO- Goiás
Leia mais matérias em nosso jornal
Fevereiro/2022 – “Fazer mais com menos e mais rápido”.
Estarei aqui falando sobre ações de governo, ações da categoria e como nossa força empreendedora pode e deve contribuir com a sociedade.
Hoje o meu artigo traz uma ótima notícia, estamos com um jornal mensal para o segmento de materiais para a construção. Em minha gestão sempre busquei compartilhar projetos, sugestões com diálogo aberto para avançarmos mais. Com foco no lojista do setor, estarei aqui falando sobre ações de governo, ações da categoria e como nossa força empreendedora pode e deve contribuir com a sociedade.
Agradeço a todos os envolvidos na proposta, em especial ao empresário que movimenta a economia gerando empregos e riquezas. Quantas pessoas sonham com a casa própria, com uma reforma que deixará o ambiente- seja o residencial ou o comercial- mais aconchegante, com a construção de uma loja, comércio para oferecer produtos e serviços e o quanto nós do segmento ajudamos neste processo de realização.
Reconheço o trabalho de cada um e tenho orgulho de fazer parte dessa categoria que ama o que faz. Sanar problemas dos lojistas, buscar resolver demandas como a redução da carga tributária, orientar sobre o cumprimento das regras de medicina do trabalho, e lutar por excelentes negociações na Convenção Coletiva de Trabalho fazem parte da nossa missão enquanto diretoria e colaboradores do SINDIMACO em prol dos mais de seis mil estabelecimentos comerciais do setor.
Como representantes da nossa categoria reconheço o apoio que sempre recebi do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, da diretoria da Federação, do diretor regional SESC/SENAC, Leopoldo Veiga Jardim, homens visionários, empreendedores e comprometidos com o fortalecimento do comércio e serviço do estado de Goiás que fazem jus ao slogan “Fazer mais com menos e mais rápido”.
Muito obrigada!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco.
Leia mais matérias em nosso jornal
Setembro/2023 – Nosso compromisso é levar informação, orientação e oportunidades com soluções ao lojista
NOSSO COMPROMISSO É LEVAR INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO E OPORTUNIDADES COM SOLUÇÕES AO LOJISTA
Caríssimos, estamos com assuntos relevantes em nosso newsletter de setembro. Atualização e orientação sobre mudanças na economia, com o projeto que cria teto pra juros rotativos no cartão de crédito, uma proposta que mexe em nossas vendas, e ainda sobre o tema, publicamos um artigo do jornal Gazeta do Povo, com o título “Fim do parcelado sem juros? Como a “guerra” entre bancos e maquininhas ameaça o consumidor “; o autor cita situação entre bancos e as maquininhas e como isso pode colocar o consumidor e nós empresários em uma posição complicada.
Vocês lerão artigo da nossa assessoria jurídica, com explicações sobre a decisão do STF que autoriza sindicatos para a cobrança da contribuição Assistencial, inclusive dos não sindicalizados.
Boas notícias também estão em nosso informativo, como o serviço Sinditalentos do Sindimaco, criado para evitar estresse do lojista no preenchimento de vagas. Já estamos atendendo o empresário com seleção de talentos com todas as vantagens que o serviço traz. É o Sindimaco trabalhando pelo lojista!
Quer vender mais e melhor? Temos a palestra 4.0 em vendas para você! O Sindimaco via parceria com o projeto “Comércio Forte” do Sebrae, traz a palestra “Vendas e atendimento 4.0”, de Emerson Tokarski. Enviamos a todos o link de inscrição.
Uma palestra sem custo ao lojista e ao seu time da loja, e que promete revolucionar o faturamento de nossas lojas. Temos ainda informações sobre o salão de negócios da ExpoFecomércio que acontece em outubro, feira que foi pensada para atender o nosso segmento nas boas relações de negócios.
Nosso compromisso com o lojista é sempre esse, levar informações sobre mercado, atualização sobre ações e promover relacionamento para que o nosso comércio continue unido e cada vez mais forte. Desejo boa leitura a todos.
Setembro/2023 – Nosso compromisso é levar informação, orientação e oportunidades com soluções ao lojista
NOSSO COMPROMISSO É LEVAR INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO E OPORTUNIDADES COM SOLUÇÕES AO LOJISTA
Caríssimos, estamos com assuntos relevantes em nosso newsletter de setembro. Atualização e orientação sobre mudanças na economia, com o projeto que cria teto pra juros rotativos no cartão de crédito, uma proposta que mexe em nossas vendas, e ainda sobre o tema, publicamos um artigo do jornal Gazeta do Povo, com o título “Fim do parcelado sem juros? Como a “guerra” entre bancos e maquininhas ameaça o consumidor “; o autor cita situação entre bancos e as maquininhas e como isso pode colocar o consumidor e nós empresários em uma posição complicada.
Vocês lerão artigo da nossa assessoria jurídica, com explicações sobre a decisão do STF que autoriza sindicatos para a cobrança da contribuição Assistencial, inclusive dos não sindicalizados.
Boas notícias também estão em nosso informativo, como o serviço Sinditalentos do Sindimaco, criado para evitar estresse do lojista no preenchimento de vagas. Já estamos atendendo o empresário com seleção de talentos com todas as vantagens que o serviço traz. É o Sindimaco trabalhando pelo lojista!
Quer vender mais e melhor? Temos a palestra 4.0 em vendas para você! O Sindimaco via parceria com o projeto “Comércio Forte” do Sebrae, traz a palestra “Vendas e atendimento 4.0”, de Emerson Tokarski. Enviamos a todos o link de inscrição.
Uma palestra sem custo ao lojista e ao seu time da loja, e que promete revolucionar o faturamento de nossas lojas. Temos ainda informações sobre o salão de negócios da ExpoFecomércio que acontece em outubro, feira que foi pensada para atender o nosso segmento nas boas relações de negócios.
Nosso compromisso com o lojista é sempre esse, levar informações sobre mercado, atualização sobre ações e promover relacionamento para que o nosso comércio continue unido e cada vez mais forte. Desejo boa leitura a todos.
Agosto/2023 – A modernização de nossas lojas é estímulo às vendas
A MODERNIZAÇÃO DE NOSSAS LOJAS É ESTÍMULO ÀS VENDAS
Firmamos parceria com o Sebrae para a modernização e organização de nossas lojas, via projeto Sebraetec. Uma ação que pode alavancar as nossas vendas e tornar nossas empresas referência em arquitetura comercial para todo o Brasil.
Caríssimos, hoje quero falar com vocês sobre percepção de negócios pela experiência do cliente. Lidamos diariamente com a concorrência em vendas, tributos desiguais e para superar e avançar precisamos ser criativos em tudo, principalmente na fidelização com a nossa marca. Como fazer? Melhorando nossos espaços oferecendo ao cliente uma experiência agradável na loja.
O Sebrae tem um projeto muito interessante para o nosso segmento: o Sebraetec. A proposta conta com o apoio do Sindimaco e da Fecomércio para juntos termos um desing perfeito. A ideia é levar projetos de layout interno e arquitetura comercial mais chamativos para a venda.
Fiz uma solicitação ao Sebrae e com o apoio da Fecomércio, solicitei que o projeto fosse disponibilizado ao lojista e com subsídio, e assim foi feito. Conquistamos subsídio de 70%, ou seja, do valor de R$ 30 mil do projeto, R$ 21 mil serão pagos pelo SebraeTec Uma conquista nossa!
Vamos remodelar nossas lojas?
Pode ir pensando aí!
O que você deseja melhorar no desing e layout da sua loja, estamos juntos nessa empreitada. Nossas lojas maravilhosamente Lindas. Boa leitura!
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Julho/2023 – Frente varejista vai levar nossos pedidos para um melhor ambiente de negócios!
Frente varejista vai levar nossos pedidos para um melhor ambiente de negócios
Em reunião na CNC, em Brasília, ficou definida a criação de uma frente varejista para que nossos pedidos sejam analisados e validados para estados que ainda não contam com incentivos e melhorias em vendas.
Caríssimos, nosso segmento tem avançado em pautas de nosso interesse e acredito que logo teremos resultados na prática. Estive em Brasília no dia 30 de junho para uma reunião da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), comandada pelo presidente da Câmara Brasileira de Materiais para Construção- CBMC, José Wenceslau de Souza Júnior.
A reunião contou com representantes de outros estados do Brasil para a avaliação de temas sugeridos por lideranças de federações como norteadores de uma pauta única, entre elas a qualificação de nosso time de vendas pelo SENAC, revisão do cartão Construcard com melhores taxas, prazos e menos burocracia, isenção da Cesta Básica de Materiais para a Construção para outros estados e uma linha de crédito para fomentar ainda mais o setor. Pedidos que serão levados por lideranças do segmento, visando uma ação nacional.
Mais uma vez senti que nossa categoria está cada vez mais forte e com representação parlamentar para nos apoiar. Somamos 204 deputados federais e 14 senadores; comando importante para seguir com nossos pedidos.
Os detalhes desse encontro e outras ações importantes estão aqui, em nosso Sindimaco Informa, para que todos fiquem a par.
Volto a dizer que juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Junho/2023 – Sindimaco abre agenda de encontros com o Legislativo Goiano!
SINDIMACO ABRE AGENDA DE ENCONTROS COM O LEGISLATIVO GOIANO!
Iniciamos nosso diálogo com vereadores e deputados para que nossa pauta de negócios seja aprovada e apoiada pelo governo do estado.
Caríssimos, Iniciamos em 13 de junho a agenda de almoços com a diretoria colegiada do Sindimaco e foi muito bacana contar com o apoio de lojistas que estiveram na Fecomércio e os que puderam acompanhar nossas pautas via plataforma Zoom. Esse projeto de reunião híbrida em almoços oferecidos pelo sindicato conta com o apoio da Federação, e eu realmente fiquei muito feliz com isso porque, realmente, o nosso lema é para valer: “Juntos somos mais fortes!”
A agenda contou com presenças de parlamentares goianos para que nosso segmento possa avançar em questões de nosso interesse. Neste informativo estarão as pautas apresentadas a eles e também outros projetos importantes.
Adianto aqui que o vereador Welton Lemos (Podemos) e o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil) ouviram atentamente sobre os pedidos que encaminhamos à Assembleia Legislativa, numa abertura de diálogo com o legislativo. Virmondes se colocou à nossa disposição.
Desejo boa leitura a todos e que a gente continue esse trabalho juntos porque precisamos ter respostas do governo estadual para questões tributárias, entre outras que facilitem as nossas ações em vendas, lucros e movimentem a economia.
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Maio/2023 – Sindimaco quer cesta básica da construção de volta à mesa de discussão!
Sindimaco quer cesta básica da construção de volta à mesa de discussão!
A proposta do Sindimaco está na CCJ- Comissão de Constituição e Justiça da Alego, e queremos reiniciar o diálogo com os novos parlamentares.
Caríssimo, a busca por um cenário melhor de negócios continua. O ano de 2022 foi o de diálogo direto com o poder público, para análise e solução aos nossos pedidos. Na Assembleia Legislativa apenas a mudança de data da cobrança do ICMS foi aprovada. Vitória nossa! Temos mais nove pedidos para reapresentar.
Queremos a mesma política tributária praticada por estados vizinhos. Para ganharmos força, precisamos de apoio e você é fundamental nisso. Você tem um parlamentar que pode nos ouvir? Iremos até ele com o seu nome junto.
Entre as pautas a inserção da cesta básica da construção em Goiás, com aplicação de uma carga tributária compatível. Em Cuiabá, o pleito é a criação da cesta básica com 3% de imposto. Em Brasília é 0% e amparado por lei, via decreto de número 44. 108 de janeiro de 2023. Para nós em Goiás queremos o mesmo, queremos 0%.
Muito obrigada, juntos somos mais fortes!
Irma Fernandes – Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Fevereiro/2023 – Caríssimo, hoje minha fala com você é sobre união, sobre a força que reunimos juntos e que nos ajudará a conquistar uma concorrência de mercado mais justa e possível a todos.
Sindimaco quer soluções para ambiente de negócios, e precisa de você!
Caríssimo, hoje minha fala com você é sobre união, sobre a força que reunimos juntos e que nos ajudará a conquistar uma concorrência de mercado mais justa e possível a todos. Estamos buscando agenda com o governado Ronaldo Caiado para tratarmos, novamente, sobre a nossa lista de pedidos, nove no total, e que esteve na Assembleia Legislativa em 2022 para análise. Dos pedidos apresentados, apenas a mudança da data do ICMS para todo dia 10 de cada mês foi conquistada, os outros pedidos negados, incluindo a volta da Substituição Tributária (ST) para um ambiente de negócios de mais possibilidades ao nosso segmento. Não é de hoje que o SINDIMACO vem falando com lideranças públicas e políticas sobre a carga tributária que carregamos e com a comprovação real da vulnerabilidade que o nosso setor passa.
A diferença tributária entre estados próximos ao nosso Goiás é desumana, e não é preciso ir muito longe para comprovar isso, basta citar o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, nossos vizinhos que têm uma política tributária diferenciada para a venda de materiais para a construção. Os incentivos são tão bons que alguns desses estados estão vendendo aqui no nosso estado, aumentando mais ainda a concorrência pelos nossos clientes e tornando isso uma concorrênciadesleal. Diante disso, caríssimos e caríssimas, precisamos agir. Agir em conjunto.
Precisamos apresentar ao governo esse cenário, com todas as perdas que o comércio varejista de materiais para a construção registra. Aumento no preço de venda; Redução da capacidade de investimento; Aumento da informalidade; Elevação da inadimplência do ICMS com o Estado; Concorrência desleal; Dificuldade em fiscalizar; Aumento de empresas no Simples Nacional; Complicação na apuraçãodo ICMS. Precisamos também apresentar a nossa força econômica.
Em 2022 o nosso faturamento ficouna casa dos R$ 10.358.050.314,25. Somos mais de oito mil lojistas em 237 municípios goianos, temos nosso nome projetado no PIB e podemos negociar melhores condições para o nosso segmento varejista. Entendemos também que a nossa lista é aplicável,relembrem os pedidos: alíquota de 12% para produtos de siderurgia; volta da Substituição Tributária; Cesta Básica de materiais para construção;fim do prazo de devolução de venda; retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; exclusão da fórmula de cálculo do inciso III do art. 65 do RCTE; retirada da multa de auto de infração por não recolhimento do ICMS no prazo; crédito outorgado ao setor varejista; introdução do regime especial com encerramento de fase e convênios ICMS. Como conseguir espaço para sermos ouvidos? Nos unindo com o SINDIMACO, a entidade que representa o nosso segmento.
Não é associado? Associe-se, esteja com a gente nessa busca por melhores condiçõesdenegócios. A nossa dor existe e precisamos soltar a nossa voz, levar nossos pedidos e argumentação que sustentem um cenário mais interessante para todos: governo, empresário e consumidor final. As negativas que recebemos não trazem um fundamento que nos convenceu.
Por isso a nossa insistência. A nossa experiência de loja, de balcão, de chão de loja tem muito a dizer
ao governo do estado e queremos que você venha com a gente. Posso contar com você?
Muito obrigada, juntos somos
mais fortes!
Irma Fernandes
Presidente do Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Janeiro/2023 – Fortalecer sindicatos como entidade representativa, contribui para sermos protagonistas.
A proposta de uma agenda nacional e regional vem da CNC, Fecomércio e do Sindimaco para ampliar a nossa atuação em ambientes de gestão pública.
Fortalecer sindicatos como entidade representativa, contribui para sermos protagonistas. Caríssimos, hoje inicio esse artigo com um relato de uma empresária do nosso segmento sobre as dificuldades que tem enfrentado para estar no mercado. Texto que chegou até mim por e-mail: “Bom dia, sou uma pequena empresária que atua no ramo há 34 anos, neste período tentamos nos adaptar a muitas mudanças em relação a impostos e as convenções coletivas de trabalho, à medida que são cobrados de nós pequenos empresários tanta burocracia, tantos programas dentro dessa coletiva de trabalho, vejo vários amigos fecharem as portas, desistirem de continuar (…)”
Sabemos que a nossa luta exige muita ação, contabilidade, planejamento, atenção ao cliente, e tudo que envolve o processo de vendas no varejo, mas entendo que podemos fazer mais e melhor quando estamos juntos em uma mesma causa ou meta de trabalho. A proposta da agenda de negócios da CNC para o nacional e o regional, é incentivadora. A ideia é unir forças (CNC- FecomércioSindimaco) para antecipar
problemas em nosso ambiente de negócios e buscar soluções no campo político. Sim,
fazer política para sermos ouvidos e atendidos.
Desde que assumi o Sindimaco, todos sabem que venho tratando o tema: “fortalecimento sindical”, por entender a necessidade da nossa união em uma voz oficial, a do sindicato, para que propostas à mesa melhorem nossas vendas e facilitem o nosso dia a dia. Estamos como a caríssima colega que trouxe o desabafo, cansados de tributos e das diferenças de mercado que temos com outros Estados. Além de todo o nosso esforço e criatividade para fechar planilhas.
Os pilares definidos pela CNC para as pautas nacional e regional, passam pela Tributação; Ambiente de Negócios; Infraestrutura; Regulação; Educação, Bemestar e Comércio de bens e Serviços, entre outros. Participei de reuniões e fiquei bem animada com a ideia de unir CNC, Fecomércio e Sindicatos nessas ações que nos levarão para o: “Prevenir é melhor do que remediar”.
Esse artigo é para apresentar a vocês a ideia, a movimentação nacional emnome de um modelo melhor
para nossos negócios- antecipar e solucionar- e lembrar que ter um sindicato que defenda seus interesses, resolva suas dúvidas, levante os problemas para a busca de soluções, é, sim, sua referência de categoria representada em mesa de discussão. Estamos fazendo política de relacionamento, aproximando o segmento da gestão pública, legisladores para os avanços que precisamos. Pensem comigo: quando há um problema em sua loja, seja ele no financeiro com tantos tributos em nossas costas, jurídico, comercial, patronal, quem sua equipe pensa fazer contato para ter orientações para soluções de demandas do coletivo? Sim, o sindicato que te representa, ou seja, nós do SINDIMACO.
Você já é associado? Que bacana! Você, que ainda não está com essa turma boa, empreendedora, que faz acontecer, venha ser um associado. Juntos, somos mais fortes e com essa proposta da CNC/ Fecomércio/ Sindimaco faremos mais , melhor e mais rápido!
Irma Fernandes
Presidente do SINDIMACO- Goiás
Leia mais matérias em nosso jornal
Agosto/2022 – Hoje quero falar sobre o como a vida é boa, uma dádiva de Deus.
Quando você faz o bem e tem esse entendimento, tudo ao seu lado ganha brilho, alegria e você passa a ser mais ativo.
Não podemos deixar a vida seguir no automático. Achar natural o acordar, é deixar de perceber tudo o que Deus tem colocado à sua disposição para que você contribua com a vida. Veja o quanto é importante você ser bacana na vida do outro. Seja feliz sempre.
Hoje quero falar sobre o como a vida é boa, uma dádiva de Deus. Dia 12 de agosto foi o meu aniversário e ganhar mais um ano de vida é motivo de muita festa. Agradeço sempre por ter saúde, ter comigo a minha família e nela a minha mãe, meus 4 filhos e meus oito netos. E os amigos que não são muitos, mas são joias da minha vida. Agradeço também meus colegas de trabalho, pessoas que faço questão de ajudar e de estar sempre atenta para também cuidar.
Quem me conhece sabe que eu entendo a vida como um eterno aprendizado, amo aprender, amor ler, estudar e amo pessoas, vejo no mundo a oportunidade de construir um dia melhor a cada dia que me levanto. Os mais próximos sempre me ouvem dizer que mesmo que o dia tenha sido ruim, péssimo, a gente tem a chance de dormir, agradecer e acordar com a chance de ser feliz e fazer melhor. Pensem comigo, o ontem já se foi, o hoje é o presente e o amanhã não sabemos como será, então, aproveitem e façam o aqui e o agora ser o melhor da sua vida.
Não podemos deixar a vida seguir no automático. Achar natural o acordar, é deixar de perceber tudo o que Deus tem colocado à sua disposição para que você contribua com a vida. Veja o quanto é importante você ser bacana na vida do outro, ter a sua participação, diária, em todos os momentos, principalmente nos que você estiver com alguém, ou mesmo para com você. Seja feliz sempre.
Seja feliz sempre, faça pessoas felizes com uma palavra, um sorriso, com o seu trabalho na geração de riquezas pessoais e materiais. Nada pode ser tão gratificante que isso, nada. Quando você faz o bem e tem esse entendimento, tudo ao seu lado ganha brilho, alegria e você passa a ser mais ativo, tem mais forças para continuar e agradecer. Eu agradeço todos os dias e vivo diariamente o presente. A vida, para mim, é um presente.
Muito obrigada.
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Julho/2022 – Vendas no mercado de materiais para construção está muito além de receber o cliente e emitir notas
Um time precisa funcionar como consultores sobre a empresa e otimizadores de mercado.
Hoje quero falar com vocês sobre um desejo meu e que já verbalizei a todos, que é a qualificação de nossas equipes de vendas com o objetivo de melhorar desempenho e resultados. A minha trajetória como empresária sempre pontuou pelo conhecimento, sou realmente apaixonada por informações e a melhoria contínua da pessoa e do profissional. Não podemos parar nunca! Dito isso, trago a vocês o lançamento do nosso curso e treinamento Vendedor Ouro Brasil 18k, aos profissionais de vendas. Um time precisa funcionar como consultores sobre a empresa e otimizadores de mercado e isso se dá pelo treinamento constante, ambiente propício para o crescimento e metas claras, entre outros fatores. Todo esse escopo está em nosso plano de ação para empresas para a obtenção de desempenho.
Fazer vendas no mercado de materiais para construção está muito além de simplesmente receber o cliente e emitir notas. Um vendedor bem sucedido no ramo, é aquele que desenvolve as competências necessárias que o tornarão acima da média, elevando o ticket médio e gerando riquezas.
Todos os vendedores que passam por uma das minhas lojas, se tornam profissionais extremamente disputados pelo mercado. E eu afirmo a vocês que essa meta é constante, não pode estagnar.
Dentro dos treinamentos, nós ensinamos fundamentos que superam as simples transações, é o depertar das competências do profissional de vendas necessárias para se tornar uma máquina de bater metas.
No dia 9 de agosto estaremos com uma aula gratuita para vendedores e esse é meu convite a todos vocês. Nessa edição, vocês verão um QR-Code que dá acesso ao link de inscrição. A aula será ao vivo e on-line, uma oportunidade para todos conhecerem o conteúdo. Esperamos a presença de todos, porque juntos somos mais fortes!
Muito obrigada!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Junho/2022 – Lei Geral de Proteção de Dados e impactos para o pequeno e médio empresário.
Leia com atenção sobre decisões que já estão em vigor.
Recentemente participamos de um encontro virtual promovido pela Câmara Brasileira de Materiais para Construção- CBMC- para tratar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados de número 13.709, de 14 de agosto de 2018 e que está em vigor desde 2020.
A iniciativa foi para esclarecer dúvidas e, posso afirmar, isso foi feito e acalmou boa parte dos pequenos e médios empresários sobre implantação e prazo para adaptação e ações fiscalizatórias com mais severidade aos que errarem no cumprimento das novas regras. Alerto que se faz necessário o conhecimento profundo das regras para que estejamos alinhados e dentro do já exigido.
Presente a essa reunião estava o advogado da CNC e especialista em Direito Administrativo, o doutor Cácito Augusto Esteves, que foi fundamental para esses esclarecimentos.
Como todos sabem, a LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive em meios digitais, de qualquer pessoa física ou jurídica proibindo que as empresas usem dados de terceiros, cito fornecedores, clientes e funcionários, sem que tenham consentimento para isso. A LGPD prevê também que o titular de dados tem direito à correção de dados incompletos, inexatos e desatualizados e até a remoção imediata dos seus dados da base da empresa. Até aí tudo bem porque temos uma rotina que prima pela boa relação de consumo e, assim, continuaremos. A nossa dúvida maior era para o foco dessa lei: Somos nós?
O doutor Cácito Augusto Esteves entende que não e, como especialista, garante que, em se tratando de pequenos e médios empresários, a aplicação da LGPD não é para a nossa categoria uma ação de emergência, a aplicação dela está mais voltada às grandes empresas. Ele citou bancos, o próprio Serasa, empresas de comunicação como jornais e telejornais, Tvs a Cabo, porque essas reúnem um vasto cadastro de cliente com informações que entram no entendimento da Lei.
Outro ponto favorável é que mesmo antes dessa nova regulamentação, os dados de pessoa física não tinham autorização para o repasse e não devem ser usados para outros fins e que nós, médio e pequeno empresário, devemos continuar com o nosso padrão de relacionamento que segue o determinado para relações com a pessoa física. Disse ele: “O empresário que adota providências e precauções quanto aos dados já se resguarda para vazamento de informações da pessoa física. O Vazamento por outros meios como uma invasão de um hacker, não é de responsabilidade dele e não cabe penalidades”. Lojistas, será um caminho longo até a validação da nova regulamentação, mas o que é válido nesse artigo é a informação correta e a boa orientação. Lembrando que o órgão criado para ser o gestor e fiscalizador de ações, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ainda está sendo estruturado e não tem capilaridade para realizar esse trabalho em Estados e municípios.
Na oportunidade também fomos informados que o Serviço Nacional de Aprendizagem- Senac- disponibilizará um curso sobre o tema.
Espero que todas as informações reunidas aqui ofereçam boa reflexão e orientação. Boa leitura!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Maio/2022 – SINDIMACO lança seleção com orientação a vagas de trabalho: SINDITALENTOS
A proposta é ter um braço operacional do segmento para a seleção de pessoal e com ganhos às lojas.
Quem entre nós, lojistas, deseja ser atendido com mais assertividade para seleção e recrutamento de pessoal para funções em nossas lojas? Penso que todos nós. A partir dessa premissa, o SINDIMACO criou, em fevereiro, o SINDITALENTOS. A proposta é ter um braço operacional do segmento para a seleção de pessoal e com ganhos às lojas. Realiza, como missão, além do recrutamento, a orientação de candidatos com filtro para o perfil que se encaixa em nosso segmento.
A seleção é feita para atender a necessidade de cada lojista, seja para vendedor, estoquista, colaborador de caixa, pessoal de telemarketing, gerências financeira e de loja e até para a execução de layout de nossas lojas com organização de mercadorias. Com o SINDITALENTOS é feita uma orientação global para os deveres e direitos do colaborador com explanações de como funciona o setor varejista. É um trabalho comportamental para a boa adequação do novo colaborador. Veja mais aqui em nosso site.
Nossas ações propositivas não param por aí. Queremos também o treinamento. Para isso, firmamos parceria com a plataforma Brasil 18k que nos dará apoio como prestadora de serviços na área de capacitação para desempenho e resultados e com certificação emitida pelo SENAC. Estamos trabalhando para esse certificado ser um referencial.
A plataforma vai disponibilizar treinamento ao profissional da área de vendas e também benefícios aplicados aos produtos. O colaborador, quando for para a sua loja, já terá o protocolo de atendimento junto ao cliente e também noções sobre o que o setor de material para construção oferta. O objetivo é levar conhecimento para mais propriedade no vender e, com isso, elevar vendas. Ele estará mais capacitado e seguro para desempenhar a função definida e alinhado a outros processos que completam o organograma. Será como modelar o perfil e com orientação para a média salarial.
Já iniciamos o projeto com as lojas Cristal Fácil, Baratão da Construção e Emecê Materiais para Construção. O trabalho não parou, já seguimos com outras lojas interessadas na proposta.
Por isso tudo, decidi fazer esse comunicado aqui em nosso site. O entendimento é fundamental para a realização de ações com o seu apoio. Conto com vocês e podem contar sempre com o nosso SINDIMACO. Juntos, somos mais fortes!
Irma Fernandes
Presidente
Leia mais matérias em nosso jornal
Abril/2022 – Sindimaco em ação com propostas junto ao governo de Goiás
Estamos trabalhando por uma tributação mais justa, protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás.
Nós da diretoria Executiva do Sindimaco tomamos posse no último dia 15 de março para o período de março de 2022 a março de 2026. No meu discurso eu reforcei que “uma andorinha sozinha não faz verão” porque a verdade é que quando estamos juntos nos colocamos em posição de destaque. Temos força e conquistamos mais.
Você verá que estamos trabalhando por uma tributação mais justa, protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo da ação está voltado para a conquista de mais competitividade ao nosso redor.
Além disso, em breve, começaremos as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 e nós- SINDIMACO- representamos o único sindicato do segmento a defender os nossos direitos.
O mês de março traz data significativa à mulher, e por isso, me sinto orgulhosa de poder representar os mais de 6 mil estabelecimentos do nosso Estado. Parabéns a todas as mulheres que estão produzindo, sendo pilares, para que a engrenagem do trabalho, família nunca pare.
Muito obrigada
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco
Leia mais matérias em nosso jornal
Março/2022- Agradeço a todos da nova diretoria colegiada quadriênio 2022/2026
Quando você acredita, quando seu colega acredita, quando todos nós acreditamos e empreendemos nossa própria construção, uma categoria inteira ganha.
Eu quero começar agradecendo a você que está lendo este artigo que estará em nosso jornal produzido para todos que trabalham no setor de Comércio de Materiais para Construção, e que fazem a economia crescer e sonhos se tornarem realidade.
Importante pontuar que a sua opinião sobre o jornal SINDIMACO Informa é importante para nós do sindicato. Nós queremos manter o canal aberto com você e saber quais os assuntos que gostaríamos que abordássemos. O jornal está publicado aqui, em nosso site, para a leitura de todos.
Aproveito este momento para agradecer também o voto de vocês que acreditam em nosso sindicato e de forma especial no meu trabalho, enquanto presidente.
Nós da Diretoria Executiva do SINDIMACO tomamos posse no último dia 15 de março para o período de março de 2022 a março de 2026. Durante a posse eu reafirmei que quando você acredita, quando seu colega acredita, quando todos nós acreditamos e empreendemos nossa própria construção, uma categoria inteira ganha. No meu discurso eu reforcei que “uma andorinha sozinha não faz verão” porque a verdade é que quando estamos juntos nos colocamos em posição de destaque. Temos força e conquistamos mais.
Você verá também aqui no site, que estamos trabalhando por uma tributação mais justa. Protocolamos uma proposta na secretaria de Economia de Goiás e também na Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo da ação está voltado para a conquista de mais competitividade ao nosso setor.
Além disso, em breve, começaremos as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 e nós- SINDIMACO- representamos o único sindicato do segmento a defender os nossos direitos.
O mês de março, traz data significativa à mulher, e por isso, me sinto orgulhosa de poder representar os mais de seis mil estabelecimentos do nosso Estado.
Enfrentamos juntos o cenário pandêmico, começamos agora a visualizar novas perspectivas. Sentimos por aqueles que se foram, confiamos na ciência que nos trouxe esperança e agora é hora de retomarmos sem medo. 2022 é o ano da construção. O ano de edificarmos novas conquistas e estamos em um crescente para fazer mais e melhor.
Irma Fernandes
Presidente do SINDIMACO- Goiás
Leia mais matérias em nosso jornal
Fevereiro/2022 – “Fazer mais com menos e mais rápido”.
Estarei aqui falando sobre ações de governo, ações da categoria e como nossa força empreendedora pode e deve contribuir com a sociedade.
Hoje o meu artigo traz uma ótima notícia, estamos com um jornal mensal para o segmento de materiais para a construção. Em minha gestão sempre busquei compartilhar projetos, sugestões com diálogo aberto para avançarmos mais. Com foco no lojista do setor, estarei aqui falando sobre ações de governo, ações da categoria e como nossa força empreendedora pode e deve contribuir com a sociedade.
Agradeço a todos os envolvidos na proposta, em especial ao empresário que movimenta a economia gerando empregos e riquezas. Quantas pessoas sonham com a casa própria, com uma reforma que deixará o ambiente- seja o residencial ou o comercial- mais aconchegante, com a construção de uma loja, comércio para oferecer produtos e serviços e o quanto nós do segmento ajudamos neste processo de realização.
Reconheço o trabalho de cada um e tenho orgulho de fazer parte dessa categoria que ama o que faz. Sanar problemas dos lojistas, buscar resolver demandas como a redução da carga tributária, orientar sobre o cumprimento das regras de medicina do trabalho, e lutar por excelentes negociações na Convenção Coletiva de Trabalho fazem parte da nossa missão enquanto diretoria e colaboradores do SINDIMACO em prol dos mais de seis mil estabelecimentos comerciais do setor.
Como representantes da nossa categoria reconheço o apoio que sempre recebi do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, da diretoria da Federação, do diretor regional SESC/SENAC, Leopoldo Veiga Jardim, homens visionários, empreendedores e comprometidos com o fortalecimento do comércio e serviço do estado de Goiás que fazem jus ao slogan “Fazer mais com menos e mais rápido”.
Muito obrigada!
Irma Fernandes
Presidente Sindimaco.
Leia mais matérias em nosso jornal